Alemanha
O governo alemão tem intensificado instrumentos existentes para MPME, especialmente instrumentos que garantam a liquidez de curto prazo, incluindo empréstimos e garantias para capital de giro.
O governo alemão tem intensificado instrumentos existentes para MPME, especialmente instrumentos que garantam a liquidez de curto prazo, incluindo empréstimos e garantias para capital de giro. Acesso a esses esquemas foram ampliados para evitar o aumento do desemprego. Na prática, empresas podem solicitar fundos quando apenas 10% de seus trabalhadores forem afetados por uma paralização, em comparação com os 33% anteriores. Foi ampliada a permissão de trabalho por curtos períodos, a fim de evitar demissões por falta de demanda. O Ministério do Trabalho planeja relaxar a proibição de trabalho aos domingos para evitar gargalos no fornecimento de produtos.
Em 9 de março o governo federal anunciou um pacote de medidas, como aumento dos investimentos da ordem de € 3,1 bilhões entre 2021 e 2024, além de medidas para aumentar a liquidez, inclusive de MPME, com aumento do risco assumido pelo governo. O volume de garantias será dobrado para € 2,5 bilhões de euros e os bancos poderão decidir sobre garantias de modo mais célere. Além disso, diferimentos fiscais serão autorizados.
Fonte: https://bit.ly/3dzCIfB