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Dataprev e Ministério da Cidadania lançam portal de consulta à situação do auxílio emergencial

Publicado: Sexta, 08 de Mai de 2020, 15h36 | Última atualização em Sexta, 08 de Mai de 2020, 15h42 | Acessos: 16965

Mais uma serviço oferecido pelo Governo Federal para ampliar a transparência dos procedimentos de análise, processamento e pagamento do benefício.

O novo portal de consulta do auxílio emergencial é mais uma serviço oferecido pelo Governo Federal para ampliar a transparência dos procedimentos de análise, processamento e pagamento do benefício.

Segundo a Dataprev os cidadãos que fizeram solicitação do auxílio emergencial do Governo Federal contam com mais uma ferramenta para consultar a situação dos seus requerimentos. Além do portal e do aplicativo da Caixa, os brasileiros poderão acompanhar os seus pedidos por meio dos seguintes endereços:

www.cidadania.gov.br/consultaauxilio e https://consultaauxilio.dataprev.gov.br.

O portal já está no ar e disponível para pesquisas do CPFs dos requerentes. O objetivo é dar transparência ao procedimento de análise, processamento, homologação e pagamento do benefício.

O site foi projetado para melhor experiência do usuário e conta com interface simples. Os requerentes poderão acompanhar todo o detalhamento dos pedidos como: resultados, datas de recebimento e envio dos dados pela Caixa à Dataprev e vice-versa, além da motivação da negativa do benefício. A análise da segunda solicitação também poderá ser conferida.

A Dataprev disponibilizou uma infraestrutura tecnológica de mais de 45 servidores virtuais e físicos para garantir a estabilidade da plataforma de consulta. No último fim de semana, foi registrada a entrega de 1.000 páginas por segundo. A avaliação do portal será diária para acompanhar o crescimento de demanda dos acessos. A ferramenta será monitorada constantemente e aperfeiçoada para atender aos cidadãos.

Processamento e análise

Em menos de um mês, 97,7 milhões de cadastros passaram pelos sistemas de conferência da Dataprev e foram homologados pelo Ministério da Cidadania, incluindo os três grupos descritos na Lei n. 13.982 de 2 de abril de 2020 (Informais, Bolsa Família e Cadastro Único).

  • 50,5 milhões foram classificados pelos órgãos como elegíveis – atenderam aos critérios da lei;
  • 32,8 milhões foram considerados inelegíveis;
  • 13,7 milhões estão inconclusivos e necessitam de complemento cadastral. 

Aplicativo

Dos 46 milhões de solicitações, a empresa transmitiu o resultado de 44,9 milhões ao banco, após homologação do Ministério da Cidadania. Os cadastros são referentes ao período de 7 a 22 de abril. Os dados foram enviados em vários lotes à instituição.

Atualmente, 2,3% do total do Grupo 1 estão em processamento adicional em função da complexidade de cenários e cruzamentos. São 1,04 milhão de solicitações: 38 mil cadastros concluídos entre 7 a 10 de abril; 1 mil, de 11 a 17 de abril; e 1 milhão, de 18 a 22 de abril. Os técnicos dos dois órgãos seguem dedicados à conclusão da análise das informações nesta semana.

A finalização do processamento dos requerimentos apresentados entre os dias 23 e 30 de abril, por meio do aplicativo e portal da Caixa (Grupo 1), está prevista para o fim da semana.

Ao todo, mais de 95 milhões de cidadãos poderão ser beneficiados pelo auxílio emergencial do Governo Federal. O número considera os 50,5 milhões de CPFs elegíveis e os integrantes de suas famílias. 

 

Como usar o site Consulta Auxílio Emergencial

Passo 1.

Acesse o site do Consulta Auxílio Emergencial (https://consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta/#/);

O Site é simples de usar e precisa de apenas alguns dados do requerente.

Passo 2.

Para fazer a consulta, é preciso preencher os mesmos dados informados no cadastro do auxílio emergencial. Será preciso informar CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento. Com os dados corretos, não esqueça de marcar o reCAPTCHA. Depois basta clicar em “Enviar”;

É preciso preenhcer os campos corretamente de acordo com os dados cadastrados no momento da solicitação.

Passo 3.

Então, visualize, na coluna à esquerda, as datas e o status do processo. No nosso exemplo, a solicitação foi realizada em 7 de abril, os dados foram processados pela Dataprev em 12 de abril e o envio do auxílio para a Caixa foi realizado no dia 15.

O site mostra o status do requerimento na lateral esquerda.

 

 

Fonte: https://bit.ly/35JzTVA

https://glo.bo/3cbRlo2

 

 

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